Catálogo de Serviços Catálogo de Serviços
A Superintendência de Comunicação mantém diferentes canais de divulgação para a comunidade da Universidade Federal de Pernambuco. Além das notícias que são publicadas diariamente no portal institucional, existem outras formas de se manter informado sobre o que acontece na instituição.
BOLETIM DE NOTÍCIAS
O boletim é entregue diariamente por e-mail e compila todas as notícias divulgadas no dia pela Assessoria de Comunicação. Para assinar, basta enviar email para ascom@ufpe.br com o tópico "assinar boletim".
BOLETIM DE PESQUISAS
Uma publicação quinzenal, entregue por e-mail, destacando pesquisas que são realizadas pela Universidade Federal de Pernambuco. Para assinar, basta enviar email para ascom@ufpe.br com o tópico "assinar boletim de pesquisas".
REDES SOCIAIS
Você ainda pode acompanhar as notícias sobre a UFPE em outras redes sociais digitais. A instituição tem um perfil no Twitter, no Instagram, uma página no Facebook e também uma no LinkedIn. Basta clicar nos respectivos nomes e seguir. No YouTube, a instituição conta com um canal oficial, com transmissões de eventos como palestras, seminários, debates, informes do gabinete do reitor e campanhas; e também o canal de notícias da Ascom com conteúdo jornalístico.
A Assessoria de Comunicação divulga eventos, pesquisas, trabalhos e outras atividades acadêmicas realizadas por docentes, discentes e técnicos da UFPE. Toda solicitação é analisada e encaminhada para checagem e encaminhamentos específicos.
FLUXO
É importante ter uma pessoa disponível para tirar dúvidas e responder entrevistas da equipe de jornalistas. A impossibilidade de contato, seja por telefone, email ou whatsapp, pode comprometer a possibilidade de divulgação.
Toda divulgação começa, obrigatoriamente, pelo publicação no portal institucional da UFPE. Posteriormente, a divulgação é compartilhada nas redes oficiais da instituição (Twitter, Instagram, Facebook e LinkedIn). Todas as redes precisam respeitar um intervalo específico entre conteúdo publicado, que será feito sem comprometer a agenda de realização da atividade divulgada.
PROCEDIMENTO
Toda solicitação de divulgação deve ser feita com no mínimo 72 horas de antecedência exclusivamente pelo email ascom@ufpe.br
Você deve enviar os seguintes dados:
1. Nome completo
2. Unidade acadêmica ou administrativa
3. Email
4. Telefone - Indique se é possível fazer contato por whatsapp
5. Titulo - Como se chama o evento, pesquisa, trabalho ou atividade
6. Conteúdo - Um texto entre 2 e 3 parágrafos que atenda um mínimo de informações possíveis para divulgação, como por exemplo:
7. Outros materiais (links, fotos e arquivos importantes). Fotos devem estar em boa resolução.
ATENÇÃO! EM VIRTUDE DA GREVE DOS SERVIDORES TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO, ESTE SERVIÇO ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSO
Antes de fazer a solicitação, atente-se às principais informações sobre este serviço:
A Coordenação de Audiovisual da Diretoria de Comunicação coordena editorialmente o conteúdo disponível no canal oficial do YouTube da UFPE. Neste sentido, realiza transmissões em tempo real de ações que estão em sintonia com essa linha editorial para a divulgação de produção de conhecimento, atividades de pesquisa e de extensão.
Por eventos virtuais, entende-se atividades que acontece remotamete e os convidados participarão com equipamentos e conexão própria de internet.
O atendimento às solicitações está sujeito à agenda do canal e demais demandas da equipe. Cada turno de transmissão tem duração máxima de três horas com até dois turnos por dia de evento. Deve ser dada prioridade aos turnos da manhã e tarde. Solicitações para atividades noturnas terão um prazo maior de confirmação e poderá ser solicitado ajuste.
A transmissão ao vivo é um produto de audiovisual para ser assistido pelo público em geral na internet. Portanto, não deve ser solicitada como uma alternativa para realização de reuniões que precisem de determinado número de participantes maior que o suportado, por exemplo, em aplicativos como o Google Meet. Esses casos precisam ser solicitados para a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI). Considerando que o público é aberto, as transmissões também não geram certificados de participação.
A plataforma de realização de um evento de transmissão é definida pela Coordenação de Audiovisual da Diretoria de Comunicação e precisa atender principalmente questões referentes ao produto de audiovisual de acordo com os parâmetros mínimos exigidos pela UFPE, como possibilidade de trocas de telas, créditos e afins. Portanto, não há necessidade do solicitando sugerir ou solicitar que se use uma plataforma específica.
O público de uma transmissão é sempre um agente passivo e assiste a transmissão pelo YouTube, ficando a plataforma restrita aos agentes ativos que, de fato, estão na programação agendada. Portanto, não é feita a retransmissão, por exemplo, de encontros em plataformas como o Google Meet. É recomendado sempre que se assista alguma transmissão do canal antes de realizar a solicitaçao.
A aprovação da transmissão pela Dircom não pressupõe o pedido de intérprete de libras para o Núcleo de Acessibilidade (Nace), tampouco a solicitação para que a Assessoria de Comunicação divulgue o evento no site, boletim e redes sociais da instituição. É necessário fazer esses contatos individualmente. O evento só deve ser divulgado após a confirmação final da coordenação de audiovisual.
Solicitação de intérprete de libras: interpretes.nace@ufpe.br
Solicitação de divulgação: ascom@ufpe.br
Se precisar de suporte do Cerimonial da UFPE: cerimonial@ufpe.br
ATENÇÃO! EM VIRTUDE DA GREVE DOS SERVIDORES TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO, ESTE SERVIÇO ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSO
Antes de fazer a solicitação, atente-se às principais informações sobre este serviço:
A Coordenação de Audiovisual da Diretoria de Comunicação realiza transmissões em tempo real de ações que estão em sintonia com a linha editorial do canal oficial da instituição no YouTube para a divulgação de produção de conhecimento, atividades de pesquisa e de extensão.
O atendimento às solicitações está sujeito à agenda do canal e demais demandas da equipe, que não atende exclusivamente transmissões. Cada turno de transmissão tem duração máxima de três horas com até dois turnos por dia de evento. Deve ser dada prioridade aos turnos da manhã e tarde. Solicitações para atividades noturnas terão um prazo maior para uma possível confirmação e poderá ser solicitado ajuste.
Para a transmissão de atividades presenciais, a equipe de audiovisual fornece o suporte técnico de captação das imagens e do som para o público que assiste o conteúdo pela internet. Isso significa que nossa equipe não pode dar suporte para ajustes de som, por exemplo, que sejam específicos para o público do auditório ou espaço em questão, como o uso de microfones e caixas de som dos palestrantes. Este suporte precisa ser fornecido pela unidade gestora do espaço, como a direção de um centro acadêmico.
Assim como acontece na transmissão de atividades virtuais, as transmissões também não geram certificados de participação para o público. O canal não cataloga a identidade de todas as pessoas que assistem o conteúdo para prover tal informação, além de ser importante reforçar que o evento ficará disponível independente do período de tempo.
O local onde acontecerá a atividade que será transmitida precisa atender alguns requisitos mínimos que não podem ser supridos pela Superintendência de Comunicação. A constar, são: 1- Ponto de rede cabeada de internet (não é possível fazer transmissão usando apenas o sinal de WiFi). 2- Mesa de som com operador próprio e 3- Condições adequadas de iluminação.
A aprovação da transmissão pela Dircom não pressupõe o pedido de intérprete de libras para o Núcleo de Acessibilidade (Nace), tampouco a solicitação para que a Assessoria de Comunicação divulgue o evento no site, boletim e redes sociais da instituição. É necessário fazer esses contatos individualmente. O evento só deve ser divulgado após a confirmação final da coordenação de audiovisual.
PROCEDIMENTO
Toda solicitação deve ser realizada com, no mínimo, 15 dias úteis de antecedência da atividade. A equipe de transmissão precisa ter acesso liberado ao local da transmissão com igual antecedência, para conferir as condições técnicas de transmissão.
Toda solicitação deve ser feita com no mínimo 15 úteis de antecedência exclusivamente pelo email coordenacao.audiovisual@ufpe.br
Você deve enviar os seguintes dados:
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Antes de fazer a solicitação, atente-se às principais informações sobre este serviço:
A Coordenação de Design da Diretoria de Comunicação supervisiona o bom uso e a correta aplicação da identidade visual da Universidade Federal de Pernambuco. Desta forma, atende à Instituição e aos seus setores administrativos na criação de peças gráficas em alinhamento com a identidade visual da UFPE — visando fortalecê-la perante a comunidade acadêmica e o público externo, além de colaborar para uma comunicação clara, consistente e integrada.
É possível solicitar a produção dos seguintes itens:
Adesivo | Caneta | Manual da identidade visual |
Assinatura institucional do setor | Card digital para Instagram | Marca-páginas |
Banner digital para portal da UFPE | Cartão de visitas | Medalhas |
Banner digital para redes sociais | Cartaz | Modelo editável de peça gráfica (template) |
Bolsa / sacola | Crachá para evento | Panfleto |
Bottom | Faixa | Papel timbrado |
Caderneta / bloco | Folders | Pasta de evento |
Camiseta | GIF animado | Projeto editorial de livro |
Caneca | Identidade visual de projeto | Sinalização predial |
NATUREZA DAS DEMANDAS
A fim de serem atendidas por nossa equipe, as demandas precisam visar à comunicação de ações e/ou espaços da UFPE para o público em geral.
Neste sentido, caso a demanda não seja oriunda dos órgãos da administração central da Universidade (relacionados diretamente à Reitoria), ela deve ser solicitada pela unidade administrativa de instância imediatamente superior ao setor demandante.
Por exemplo: a sinalização de um departamento de graduação precisa ser feita pela Direção do seu Centro Acadêmico; a divulgação de um evento promovido por uma diretoria precisaria ser demandada pela Pró-Reitoria correspondente; e assim por diante.
Para além da importância da origem da solicitação, destacamos uma necessidade especial para o caso das demandas relacionadas à sinalização dos Campi. Havendo necessidade de sinalização externa de determinada edificação e/ou de seus arredores — que anteceda a execução do Projeto de Sinalização da UFPE (em andamento) —, será necessária uma comprovação da ciência, anuência e confirmação de acompanhamento de instalação dos equipamentos pela Superintendência de Infraestrutura (Sinfra).
ETAPAS PRÉVIAS A REALIZAÇÃO DO SERVIÇO
- Uma vez que tenhamos clara e acordada a solução a ser desenvolvida — conforme explicitado no ponto 3 do item anterior — pode ser necessário que o demandante nos envie materiais como textos, imagens e/ou referências gráficas/visuais do que ele deseja/espera.
- Em alguns casos, esse envio é crucial para que possamos dar início à execução do trabalho. No caso da divulgação de eventos, por exemplo, pode ser necessária a disponibilização de fotografias e/ou imagens produzidas em edições anteriores. Ou para trabalhos que envolvam diagramação, precisaremos do envio prévio do texto que deverá constar na arte.
- Em casos nos quais a demanda possua texto (como panfletos, cards para mídias sociais, relatórios, etc), ele deve ser enviado completo, revisado e digitado; em arquivo anexo ou no corpo do e-mail. Textos enviados como imagem ou que sejam bloqueados para cópia não serão considerados válidos.
- Pode ser que nossa equipe de Jornalismo e/ou Direção da Dircom sugira alguns ajustes no texto, mas precisamos saber que informações básicas vocês consideram que precisam ser comunicadas nas artes. Se avaliarmos que são necessárias muitas alterações, poderemos dar algumas sugestões e devolver o texto pro setor demandante reformulá-lo.
- Quando for necessário o uso de marcas específicas, o demandante deve enviá-las em formato de imagem com boa resolução ou vetor (editável), adequados para aplicação. Exemplo de inadequação: imagens inseridas em um arquivo do Word.
- A Diretoria de Comunicação NÃO elabora material gráfico com marcas e assinaturas institucionais produzidas por terceiros — incompatíveis com o Sistema de identidade visual da UFPE, referência para criação e adequação das assinaturas.
Para uma melhor prestação de nossos serviços, requisitamos, via de regra, que as solicitações sejam feitas com um mínimo de 30 dias de antecedência em relação à necessidade de entrega, já que a Dircom atende a toda a UFPE e, em alguns períodos, está mais sobrecarregada. Casos especiais — como serviços de comunicação para grandes eventos — devem ter seus prazos acordados com a Diretoria de Comunicação com uma antecedência ainda maior, a fim de que possamos prezar por um melhor atendimento da referida demanda.
Conforme mencionado na seção sobre as etapas prévias de atendimento o prazo de entrega de cada solicitação será definido, em comum acordo, entre o demandante e a Diretoria de Comunicação.
PROCEDIMENTO
Toda solicitação deve exclusivamente pelo formulário abaixo:
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Antes de fazer a solicitação, atente-se às principais informações sobre este serviço:
O Planejamento de Comunicação é um estudo realizado de um setor ou grupo da instituição para construir uma estratégia eficiente de posicionamento a partir da comunicação. São analisadas as fraquezas, forças e oportunidades a partir de toda forma de presença que o setor marca na UFPE. Com isso, são apresentados panoramas sobre público alvo e perfil do conteúdo que o demandante deve, potencialmente, investir.
Uma vez iniciado, o processo de construção do planejamento dura entre 25 à 45 dias. Durante esse período o demandante também precisa estar disponível para entrevistas sistemáticas. No final é produzido um documento que serve de orientação, com previsão de pelo menos dois semestres de trabalho. O documento também orienta a melhor forma de usar os canais oficiais de comunicação que são fornecidos pela UFPE.
Toda solicitação de planejamento de comunicação deve ser realizada pelo email diretoria.dircom@ufpe.br.
Você deve enviar os seguintes dados:
1. Nome completo
2. Unidade acadêmica ou administrativa
3. Email
4. Telefone - Indique se é possível fazer contato por whatsapp
ATENÇÃO! EM VIRTUDE DA GREVE DOS SERVIDORES TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO, ESTE SERVIÇO ESTÁ TEMPORARIAMENTE SUSPENSO
A Superintendência de Comunicação realiza capacitações em fluxo contínuo, todos os meses, formando turmas sob demanda. A formação acontece na última quinta e sexta-feira de todo mês, sempre com 10 vagas por turma pela plataforma Google Meet. A quantidade é para privilegiar tanto a dinâmica pedagógica, como para garantir um atendimento mais personalizado na hora de tirar dúvidas. São dois encontros que iniciam às 8h.
PROCEDIMENTO
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A Superintendência de Comunicação pode personalizar e inserir novos módulos de conteúdos nas páginas de setores internos no portal da UFPE. É possível, por exemplo, solicitar banners rotativos, mais áreas de destaques, inserção de vídeos, fotos, todos em áreas que passarão a ser editáveis diretamente pelo conteudista do setor.