Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular (PPGGBM)
Laboratórios Multiusuários Laboratórios Multiusuários
- Microscópio manual Leica DM2500 – Karyo, trinocular com iluminação transmitida com led para campo claro, e iluminação refletida com photo fluor lm75 para fluorescência. O equipamento está acoplado a uma plataforma de captura Cytovision da Leica, incluindo um sistema de cariotipagem e um de fluorescência para hibridização in situ fluorescente (FISH), incluindo software, computador e câmera (adquirido via Edital Facepe Multiusuário 2019, Processo APQ-0390-2.02/19);
- Microscópio trinocular com sistema de fotografia, epi fluorescência e contraste de fase, marca Leica modelo DMLB – iluminação HBO-50W com câmera DFC340FX + software CW4000;
- Microscópio biológico trinocular com fluorescência Marca Leitz Modelo Dialux 20 EB.
O Laboratório Multiusuário da Plataforma de Proteômica está situado no Instituto Aggeu Magalhães, Fiocruz, e dispõe de equipamentos dedicados à caracterização imunológica e biofísica de biomoléculas, a saber:
- Equipamentos de cromatografia líquida de alta performance;
- Espectrofotômetro;
- Espectropolarímetro de dicroísmo circular;
- Leitor de microplacas multimodal;
- Lavadoras automatizadas de microplacas;
- Equipamento de termoforese em microescala.
Estudantes, professores e colaboradores são encorajados a contatar a Profa. Isabelle F. T. Viana (isabelle.viana@fiocruz.br) e agendar o treinamento e o uso dos equipamentos.
A Plataforma Multiusuários de Genômica e Transcriptômica da UFPE (MULTISEQ) é dotada de equipamentos para a geração e análise de dados derivados do sequenciamento de nucleotídeos, incluindo métodos Sanger e de nova geração. É a unidade acadêmica responsável pela prestação de serviços de determinação de vínculos genéticos da UFPE, mantendo convênio com o Ministério Público do Estado de Pernambuco para a realização de exames de determinação de paternidade, maternidade e de reconstituição de perfis genéticos. Este serviço é uma das mais importantes ações extensionistas da UFPE, possui grande relevância social, além de permitir o aprendizado de docentes, discentes e técnicos envolvidos, contribuindo para a consolidação da UFPE como referência regional nas áreas de genética forense e de genética de populações humanas. No contexto da pandemia, representou a UFPE na participação do esforço nacional para o sequenciamento genômico do SARS-CoV-2. Foram geradas as sequências genômicas de centenas de cepas do novo coronavírus circulantes em Pernambuco, contribuindo para a compreensão da dinâmica de transmissão da COVID-19.