Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM)
Corpo Docente
Currículo e Formação de Professores para o Ensino de Ciências e Matemática
Interesse de pesquisa: Pesquisas de caráter teórico e empírico sobre: Resiliência e Educação integral; Muldimensionalidade e Formação do Educador; Formação Humana e Educação; Inteligência Emocional; Filosofia da Existência e a relação entre Educação e Espiritualidade.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6290932776785382
E-mail institucional: ana.glchaves@ufpe.br
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9056-797X
Interesse de pesquisa: educação ambiental, ensino de química, formação docente, jogos didáticos e experimentação.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0586155716656555
e-mail Institucional:
Interesse de pesquisa: estudo das possíveis correlações entre epistemologia e aprendizagem significativa no desenvolvimento de propostas metodológicas e curriculares no ensino de ciências e na formação de professores.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5231814679023337
E-mail institucional: augusto.moreira@ufpe.br
Interesse de pesquisa: Êxito escolar de alunos de origem popular; Relação com o saber; Promover o bem-estar docente à luz da Psicologia positiva.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4204104050007070
E-mail institucional: http://Constantin.xypas@ufpe.br
Orcid: https://www.researchgate.net/profile/Constantin_Xypas
Interesse de pesquisa: estudos com vieses pós-estruturais sobre Cultura, Ciência, Subjetividade, Educação, Gênero e Geração, assim como, por discussões suscitadas a partir da Antropologia Simétrica.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1658117841838353
E-mail institucional:
Flávia Cristiane Vieira da Silva
Interesse de pesquisa: Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem e ensino de química e formação de professores de química.
Lattes: https://lattes.cnpq.br/7354496286889274
e-mail Institucional
José Dilson Beserra Cavalcanti
Interesse de pesquisa: Teorias em Educação Matemática. História da Educação Matemática. A disciplina escolar Matemática na Educação Básica. Formação do Professor de Matemática. Didática da Matemática. Estudos e Pesquisas acerca da noção de Relação ao Saber: abordagem microssociológica (Bernard Charlot e equipe Escol); abordagem clínica de orientação psicanalítica (Jacky Beillerot e equipe Savoir et Rapport au Savoir); abordagem antropológica (relação pessoal e relação institucional - Yves Chevallard); relação ao saber do professor e/ou do estudante. Educação Matemática nos contextos da Educação do Campo. Mapeamento em Pesquisa Educacional.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7001668802091435
E-mail institucional: dilson.cavalcanti@ufpe.br
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6125-3867
Researchgate: https://www.researchgate.net/profile/Dilson_Cavalcanti
Publons: https://publons.com/researcher/2906541/jose-dilson-beserra-cavalcanti/
José Ivanildo Felisberto de Carvalho
Ensino de Matemática com ênfase nos processos de Ensino e Aprendizagem na Educação Básica e com a Formação de Professores de Matemática do Ensino Básico. Interesse com pesquisas sobre Educação Probabilística; AfroEtnomatemática na Educação Matemática; Educação das Relações étnico-raciais e articulação com a Matemática e seu ensino; Saberes matemáticos africanos e Afrodiaspóricos na aprendizagem da matemática e na formação de professores; Matemática Problematizada. Pesquisas que utilizem o marco teórico do EOS - Enfoque Ontossemiótico do Conhecimento e da Instrução Matemática.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5068777580366565
Interesse de pesquisa: Relação entre Autorregulação da Aprendizagem, argumentação e metacognição tanto na resolução de problemas, quanto na formação docente.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1602311954880488
E-mail institucional: katia.calligaris@ufpe.br
Researchgate: https://www.researchgate.net/profile/Katia_Rodrigues
Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2778-0441
Interesse de pesquisa: concepções e práticas de ensino e avaliação nas áreas de Química e Física (principalmente), tanto no âmbito da Educação Básica, quanto da Formação de Professores dessas áreas, com o olhar voltado para os professores do ensino superior, licenciandos e estudantes do Ensino Médio. Tenho interesse também nos documentos orientadores (Projetos Pedagógicos e Documentos Oficiais) acerca da avaliação e sua efetivação no chão da escola.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9895116285470551
E-mail institucional: kilma.viana@vitoria.ifpe.edu.br
Researchgate: https://www.researchgate.net/profile/Kilma_Viana2
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3639-4676
Maria Auxiliadora Soares Padilha
Pesquisa e atua sobre Coreografias Didáticas e Institucionais, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação para Educação com ênfase em Didática, Inovação Pedagógica e Metodologias Ativas, Educação a Distância e empreendorismo em educação, Inclusão Digital, processos de ensino e aprendizagem e formação de professores.
Líder do Grupo: Laboratório de Pesquisa e Prática: Educação, Metodologias e Tecnologias - LABEDUCAT
www.labeducat.com.br
Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino
Instagram: @dorapadilha
Linkedin: Auxiliadora Padilha
lattes: http://lattes.cnpq.br/1120580802653357
Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7024-6522
Interesse de pesquisa: Educação Matemática com ênfase na Formação de Professores de Matemática do Ensino Básico: A influência da pós-modernidade na Educação Matemática, A Matemática na Educação de Jovens e Adultos, Tendências no ensino de Matemática, O IDH e seus impactos na Educação Básica, o Dispositivo sala de aula de Matemática, Educação Matemática sob a óptica da Filosofia da Diferença.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0630970592118924
Sylvia Regina de Chiaro Ribeiro Rodrigues
Interesse de pesquisa: ensino e aprendizagem; diálogo em sala de aula; argumentação na construção do conhecimento e no desenvolvimento metacognitivo e da autorregulação; fala exploratória; ensino dialógico e formação de professores.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6679679566313969
E-mail institucional: sylvia.chiaro@ufpe.br
Researchgate: https://www.researchgate.net/profile/Sylvia_De_Chiaro
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6533-4963
Outro: https://ufpe.academia.edu/SylviaDeChiaro
Tânia Maria Goretti Donato Bazante
Interesse de pesquisa: Formação de professores e Prática Pedagógica; Educação Especial, Paradigmas da Integração/Inclusão; Educação inclusiva e Direitos Humanos; Educação Popular e Movimentos Sociais; Didática, Metodologia e Avaliação.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2283602616022619
E-mail institcucional: tania.bazante@ufpe.br
Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9708-9619
Tassiana Fernanda Genzini de Carvalho
INTERESSE DE PESQUISA: Educação em Astronomia, Formação Docente, Teoria da Atividade Sócio-Cultural-Histórica
E-MAIL INSTITUCIONAL: tassiana.fgcarvalho@ufpe.br
LATTES: http://lattes.cnpq.br/6530322206688430
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2505-7586
Metodologias e Práticas de Ensino de Ciências e Matemática
Interesse de pesquisa: Educação Matemática em especial a didática da matemática de influência francesa (Transposição didática; Teoria Antropológica do Didático (TAD)) e seus elementos nos currículos, na sala de aula (aluno e professor); com ênfase nos seguintes temas: Aritmética, Álgebra, Ensino, Aprendizagem, Currículo na Educação Matemática, Formação docente, Programas Curriculares e Livros Didáticos.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7801037640622064
E-mail institucional: edelweis.barbosa@ufpe.br
Researchgate: https://www.researchgate.net/profile/Edelweis_Barbosa
Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6032-9367
Publons: https://publons.com/researcher/3463989/edelweis-jose-tavares-barbosa/
Fernando Emilio Leite de Almeida
Interesse de pesquisa: Educação Matemática, em especial os pressupostos teóricos e metodológicos da Didática da Matemática de influência francesa. Com enfoque nos fenômenos relacionados ao ensino e aprendizagem matemática: o Contrato Didático, a Transposição didática, a Teoria Antropológica do Didático (TAD). No campo de investigação, da aritmética, da álgebra, do currículo, da formação docente e livros didáticos.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6861562346345184
E-mail institucional: fernando@pesqueira.ifpe.edu.br
Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7059-8050
Flávia Cristina Gomes Catunda de Vasconcelos
Interesse de pesquisa: uso de recursos visuais e didáticos no Ensino de Química; uso e produção de Tecnologias da Informação e Comunicação para o Ensino de Química; Estruturação de estratégias didáticas para uso de softwares e simulações no Ensino de Química para a Educação Básica e Recursos lúdicos.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1891314413056310
E-mail institucional: FLAVIA.CATUNDA@UFPE.BR
Researchgate: https://www.researchgate.net/profile/Flavia_Cristina_Gomes_Catunda_Vasconcelos
Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1211-0728
João Roberto Ratis Tenório da Silva
Interesse de pesquisa: Ensino de Química, com ênfase no processo de ensino e aprendizagem e formação de conceitos. Vem atuando, principalmente, em temas que envolvem: perfil conceitual, elaboração de jogos digitais e analógicos para o ensino de ciências e relações entre memória, imaginação e aprendizagem.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2659442558566241
E-mail institucional: joao.ratis@ufpe.br
Researchgate: https://www.researchgate.net/profile/Joao_Silva115
Orcid: http://orcid.org/0000-0001-9682-8889
Publons: https://publons.com/researcher/1621310/joao-tenorio/
Interesse de pesquisa: Metodologias e práticas para o ensino de ciências e matemática, Metodologias ativas de aprendizagem, Jogos e atividades lúdicas no ensino de química, Educação científica baseada em projetos, Aprendizagem significativa e Química Orgânica.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4904671337447452
E-mail institucional: jose.ayron@ufpe.br
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0419-9323
Interesse de pesquisa: ensino e aprendizagem de ciências, com ênfase em conceitos químicos. Processos de conceituação envolvendo a teoria dos Perfis Conceituais. Estratégias didáticas para o ensino das ciências. Transposição Didática e Contrato Didático envolvendo conceitos químicos. História e Filosofia das Ciências em situações de ensino. Relações entre o conhecimento científico e outras formas de ver e conceituar o mundo.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3560726840212196
Researchgate: https://www.researchgate.net/profile/Jose_Simoes_Neto
Orcid: http://orcid.org/0000-0002-5599-5047
Marcos Alexandre de Melo Barros
Interesse de pesquisa: Educação em Saúde, Ensino de Ciências e Biologia, Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, Educação à Distância, Mobile Learning, Metodologias Ativas, Inovação Pedagógica e Estratégias Didáticas.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8046533153531261
E-mail institucional: marcos.ambarros@ufpe.br
Researchgate: https://www.researchgate.net/profile/Marcos_De_Melo_Barros
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2176-7628
Publons: https://publons.com/researcher/3849924/marcos-alexandre-de-melo-barros/
Interesse de pesquisa: Educação Matemática, Contrato Didático, Transposição Didática e Teoria Antropológica do Didático.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7719250848803909
Researchgate: https://www.researchgate.net/profile/Marcus_Menezes
Orcid: http://orcid.org/0000-0003-0850-1793
Interesse de pesquisa: Metodologias voltadas ao Ensino-Aprendizagem com foco na Experimentação a partir de Plantas Medicinais do Agreste Pernambucano.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0448408582167245
Verônica Gitirana Gomes Ferreira
Docentes Visitantes
Interesse de pesquisa: projetos de inovação na área de Tecnologia da Educação, uso e desenvolvimento de softwares no ensino de Matemática.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8922901056006734