- UFPE/
- Institucional/
- Superintendências/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Núcleo de TV e Rádios Universitárias (NTVRU)/
- Destaques/
- Universitária FM lança programa de rádio que passeia pelo seu acervo de vinis
Destaques Destaques
Universitária FM lança programa de rádio que passeia pelo seu acervo de vinis
Nagulha, produzido por Marco da Lata e Rodrigo Pires, faz uma viagem pelo acervo de mais de dez mil vinis da discoteca da Universitária FM
Seguindo com as celebrações de seus 40 anos, a Rádio Universitária lança “Nagulha”, programa que faz um passeio pelo histórico acervo de vinis da emissora. A estreia acontece neste sábado (16), às 19h, na 99.9 FM, com retransmissão pela Rádio Paulo Freire 820 AM. O programa, produzido e apresentado pelos pesquisadores e colecionadores musicais Marco da Lata e Rodrigo Pires, resgata músicas já conhecidas pelo público, mas também raridades só encontradas na discoteca da emissora, que conta com mais de dez mil títulos.
Foto: Juarez Juara
Amantes da música encontraram raridades na discoteca da emissora
Marco da Lata e Rodrigo Pires são amantes da música analógica e do chiado de vinil. Juntos garimparam pérolas guardadas nos acervos da Universitária e construíram a viagem sonora que é Nagulha. Cada programa gira em torno de um tema que surge a partir das pesquisas dos produtores, variando desde gêneros musicais, como forró e jazz, a discos raros, como Esquadrão da Morte, de Zé Rodrix, um registro da trilha sonora do filme de mesmo nome, dirigido por Carlos Imperial nos anos 70.
A edição de estreia do programa resgata raridades da música brasileira cujas prensagens originais são disputadíssimas por colecionadores e DJs nacionais e de outros países. Destaque para a cantora e pianista carioca Cláudia, evidenciada para uma nova geração a partir do sample que Marcelo D2 fez de sua interpretação de Deixa Eu Dizer; para o disco SOS Band It, do maestro Orlando Silveira, conhecido por seus arranjos para artistas como Luiz Gonzaga e Elza Soares; e também para o pernambucano Di Melo e seu álbum homônimo de 1975.
O Nagulha também trará para o público raridades de outro importante acervo do Recife: o da Rozenblit. Através de um quadro dentro do programa, cada edição vai apresentar um tesouro da coleção daquela que foi, entre a década de 50 e meados dos anos 60, a maior produtora de discos em vinil do país. Para quem curte um som analógico não apenas no rádio, o programa está inspirando a discotecagem de Marco da Lata e Rodrigo Pires às quartas na Venda do Bom Jesus, no Recife e às sextas na Glück Bier, em Olinda. Um podcast mensal também está nos planos dos produtores.
O programa Nagulha pode ser sintonizado também pela internet, através do site do Núcleo de TV e Rádios Universitárias (NTVRU) e aplicativo UFPE Play.