Infraestrutura do Laboratório Infraestrutura do Laboratório

O Laboratório de Geodésia, atualmente, possui salas utilizadas para as aulas teóricas/Práticas, processamento dos dados, pesquisas, reuniões e alocação dos equipamentos e acessórios Geodésicos/Topográficos, destinados às aulas da graduação, pós-graduação, pesquisas e extensão. A sala para aula comporta oito alunos, um quadro branco (4mx1m), um “data show” e quatro computadores. Possui uma área 45,36m².

Em 2009 o LAGEO foi contemplado, através do edital Pró-equipamentos da Pós-Graduação/CTG/UFPE, destinado a aquisição de equipamentos para Laboratórios Multiusuários na UFPE, com um par de receptores GNSS TOPCONHiper Lite + EPP, software TOPCON TOOLS/TOPSURV e respectivos acessórios. Em 2013 através do Edital REUNI para o Curso de Engenharia Cartográfica foi contemplado com um par de receptores GNSS TOPCON HIPER V, software TOPCON MAGNET TOOLS e respectivos acessórios. Estes equipamentos permitem a realização de métodos de posicionamento por satélites: estático, estático rápido, cinemático (Pós-processado e RTK).Além destes, no LAGEO, também alocado no laboratório um Nível Digital DNA-03 (LEICA) e miras de ínvar.

Também fazem parte da infraestrutura física do laboratório:

Pontos de referência materializados com pilares padrão IBGE definidores da Rede de Referência Cadastral da UFPE no Sistema Geodésico Brasileiro SIRGAS2000.

CAMPUS

Análise do ajustamento por mínimos quadrados de uma trilateração topográfica com injunções nos planos utm e topocêntrico -Mendonça et al, 2010.

 

Pontos de referência materializados com pinos metálicos definidores de estruturas geodésicas planimétricas, altimétricas, planialtimétricas e tridimensionais.

Ponto da Rede Internacional (Prédio da Administração do CTG)

RBMC – Prédio da Biblioteca Central