Comissão Própria de Avaliação (CPA)
Avaliação
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) é uma comissão permanente que integra o organograma institucional da universidade, desempenhando um papel estratégico na promoção da qualidade do ensino superior. Em consonância com as diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), a CPA é responsável pela condução do processo de autoavaliação institucional, colaborando para o desenvolvimento contínuo da UFPE.
Autoavaliação Interna e Consulta à Comunidade Acadêmica
A CPA realiza uma autoavaliação interna abrangente, envolvendo a comunidade acadêmica por meio de consultas a docentes e discentes, avaliação de técnicos administrativos, análise de dados gerenciais e pesquisa documental. Esse processo avalia as condições de ensino e aprendizagem e inclui:
- Autoavaliação Docente: Reflexão dos professores sobre suas práticas pedagógicas e desempenho acadêmico.
- Autoavaliação Discente: Estudantes avaliam suas experiências e percepções sobre o ensino e a aprendizagem.
- Avaliação Docente pelo Discente: Estudantes avaliam o desempenho e a qualidade do ensino dos professores.
- Avaliação da Infraestrutura: Avaliação da qualidade das instalações físicas, laboratórios, bibliotecas e recursos tecnológicos que impactam o ensino.
Participação em Processos de Avaliação Externa
Além da autoavaliação, a CPA é fundamental nos processos de avaliação externa, apoiando e participando dos processos de visita in loco para:
- Autorização de Cursos: Avaliação das condições para a oferta de novos cursos.
- Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Cursos: Validação e monitoramento da qualidade dos cursos.
- Acreditação ARCU-SUL: Participação em processos de acreditação e recredenciamento no âmbito do MERCOSUL.
Atuação no Apoio e Melhoria Contínua dos Cursos
A CPA mantém um canal aberto de comunicação com a comunidade acadêmica, atuando ativamente por meio da busca ativa dos cursos ou atendendo a solicitações de apoio nos processos de avaliação e nas iniciativas de melhorias dos cursos. Esse apoio contínuo reforça o compromisso da CPA com a qualidade e a inovação no ensino.
Participação em Eventos Institucionais e Conselhos Superiores
A CPA participa de diversas atividades institucionais, tais como:
- Semana Pedagógica da UFPE: Contribuindo para a formação e atualização pedagógica de docentes e técnicos.
- Processos de Acolhimento de Novos Servidores: Integrando os novos membros ao ambiente acadêmico e aos processos de avaliação.
- Reuniões dos Conselhos Superiores: Convocada para as reuniões do Conselho Universitário (CONSUNI), Conselho de Administração (CONSAD) e Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE).
- Assento no Comitê de Autoavaliação da Pós-Graduação: Participa ativamente na autoavaliação dos programas de pós-graduação da UFPE.
Compromisso com a Qualidade e a Transparência
Como parte integrante da estrutura institucional da UFPE, a CPA reafirma seu compromisso com a qualidade da educação superior e a transparência em seus processos. Por meio de uma atuação proativa e colaborativa, a CPA fortalece a cultura de avaliação e contribui para o aprimoramento das condições de ensino, alinhando a universidade às melhores práticas acadêmicas e regulatórias.
A avaliação das condições de Ensino é realizada semestralmente e veiculada por meio do Sistema de Registro Acadêmico. Desde 2023.1 os dados são apresentados em painel interativo, além de serem disponibilizados internamente no sistema, em formato de relatórios individuais para docentes e coordenações.
Confira o resultado da autoavaliação das condições de Ensino na UFPE.
Instrumento de autoavaliação Docente e Infraestrutura (Respondido pelo Docente)
Instrumento de autoavaliação Discente, avaliação docente pelo discente e Infraestrutura (Respondido pelo Discente)
A avaliação dos coordenadores é uma outro pilar no acompanhamento das condições que envolvem o processo de ensino-aprendizagem na UFPE.
Instumento de autoavaliação do(a) coordenador(a)
Instrumento de avaliação do(a) coordenador(a): questionário para o docente
Instrumento de avaliação do(a) coordenador(a): questionário para o discente
Desempenho Acadêmico - Análise por Cotas
Relatórios de Autoavaliação Institucional