Os sete conselheiros titulares se somarão aos sete representantes do Governo para um conselho paritário, formado por 14 representantes
As professoras Ana Julia de Souza Melo (Centro de Ciências Sociais e Aplicadas) e Terezinha de Jesus Pereira da Silva (Centro de Artes e Comunicação), ambas da UFPE, foram reeleitas como representantes da sociedade civil para o Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC), criado pelo Governo do Estado e com atuação junto à Secretaria Estadual de Cultura (Secult).
A professora Ana Julia está entre os sete conselheiros titulares, representando o segmento Antropologia, Sociologia e Turismo, enquanto a professora Terezinha representa o segmento Arquitetura, Urbanismo, Geografia e Engenharia, como suplente.
Os conselheiros foram eleitos durante plenária realizada na terça-feira (21), com a participação de artistas, produtores, gestores, pesquisadores, agentes e instituições culturais. Os demais segmentos do conselho são: Arqueologia, História e Museologia; Movimentos sociais de urbanismo e de meio-ambiente; Centros de Documentação e Memória: Arquivos, Bibliotecas, Espaços de Memória e Museus; Comunidades tradicionais e/ou religiosas, costumes, saberes e formas de expressão; e Expressões culturais de Pernambuco registradas como Patrimônio Cultural Imaterial.
Os sete conselheiros titulares se somarão aos sete representantes do Governo para a formação de um conselho paritário, formado por 14 representantes.
Ao Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural compete propor diretrizes e outras medidas de tutela patrimonial, decidir sobre o tombamento e o registro de bens materiais e imateriais, deliberar sobre a concessão do Registro do Patrimônio Vivo, fomentar a constituição de Conselhos Municipais de Preservação do Patrimônio Cultural, entre outras ações.