Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendências/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Agência de Notícias (Ascom)/
- Notícias/
- Equipe RobôCIn, do CIn-UFPE, conquista tricampeonato latino-americano e pentacampeonato nacional em robótica
Notícias Notícias
Equipe RobôCIn, do CIn-UFPE, conquista tricampeonato latino-americano e pentacampeonato nacional em robótica
O grupo acumulou vitórias em diferentes categorias nas edições 2024 da Larc e da Competição Brasileira de Robótica (CBR)
O RobôCIn, grupo de pesquisa em robótica do Centro de Informática (CIn) da UFPE foi vencedor em diferentes categorias da Competição Latino-Americana de Robótica (Larc) e da Competição Brasileira de Robótica (CBR), neste mês de novembro. Na cidade de Arequipa, no Peru, durante a Larc, a equipe obteve o 1° lugar na Competição de Futebol de Robôs (Very Small Size Soccer - VSSS), conquistando o tricampeonato latino-americano. Além disso, também levou o 1° lugar no Futebol de Robôs na modalidade Simulação 2D (Simulation 2D Soccer). Já na CBR, realizada em Goiânia (GO), o time se tornou pentacampeão no Futebol de Robôs da Small Size League (SSL) e tetracampeão na Simulação 2D. Na mesma competição, a equipe ainda garantiu o 3° lugar na Liga de Teste de Robôs Voadores (RoboCup Flying Robots Trial League) e o 1° lugar no desafio técnico. Esses resultados classificaram o time de drones para a competição mundial, a RoboCup, que será realizada em 2025, em Salvador (BA).
Além de um espaço de competição, os eventos são uma oportunidade relevante para testar e validar os projetos desenvolvidos no CIn. Através dessas participações, o RobôCIn pôde aplicar suas pesquisas em um ambiente desafiador, promovendo a inovação em robótica e fortalecendo o aprendizado prático desenvolvido em grupo e orientado pela professora Edna Barros.
A Larc ocorreu de 9 a 14 deste mês, enquanto o CBR foi realizado de 11 a 17 de novembro. Para participar das competições, o time do centro teve o suporte fornecido pelos patrocinadores: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) para Engenharia de Software (Ines), Baterias Moura, Instituto de Tecnologia Edson Mororó Moura (ITEMM), Microsoft, Projeto Softex/Robótica, Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar), Incognia, Neurotech/B3, Embraer, Maxon, STMicroelectronics, HSBS, Tractian e Tron.
A competição latino-americana foi organizada pelo Departamento de Engenharia Elétrica e Eletrônica da Universidad Católica San Pablo, no Peru, sob a coordenação local da professora Raquel Esperanza Patiño Escarcina. O evento contou com o apoio da IEEE Robotics and Automation Society, da plataforma Epistecnología, Roboticslab e Instituto de de Estudios Profesionales de Ingeniería (IEPI, Arequipa).
Enquanto a CBR foi organizada pela RoboCup Brasil, seguindo regras da RoboCup Federation, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), Centro de Competência Embrapii em Tecnologias Imersivas (AKCTI), RoboCup, RoboCup Junior e Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
ROBÔCIN - Criado em 2015, o RobôCIn é o grupo de pesquisa e desenvolvimento em robótica do CIn-UFPE. Em quase dez anos de atividade, a equipe formada por professores e alunos de graduação e pós-graduação já recebeu mais de 30 premiações em competições nacionais e internacionais, publicando artigos com relevância nas áreas de Inteligência Artificial, Visão Computacional e Engenharia Eletrônica.
Em 2023, a equipe foi consagrada como bicampeã mundial da categoria Small Size League (SSL) da RoboCup. Sendo também bicampeã de Simulação 2D na RoboCore Experience; campeã de VSS no Campeonato Brasileiro de Futebol Simulado; campeã de VSS na IronCup; vice-campeã em Simulação 2D na IronCup.